São espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se
realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
As SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e
pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o
atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que
necessitam do AEE no contraturno escolar.
A organização e a administração deste espaço são de
responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua neste serviço
educacional deve ter formação para o exercício do magistério de nível básico e
conhecimentos específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de aperfeiçoamento
e de especialização.
De acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas
Técnicas (CAT), tecnologia assistiva "é uma área do conhecimento, de característica
interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias,
práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à
atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou
mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e
inclusão social. (CAT, 2007)
A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia
utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e
pretendida por uma pessoa com deficiência. Na perspectiva da educação
inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação do aluno
com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos
objetivos educacionais comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola
os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os
recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade,
localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais,
entre outros.
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